Menu

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Conheça os autores do beijo mais famoso do mundo


O marinheiro que protagoniza a famosa fotografia pós segunda-guerra mundial, em que aparece beijando a enfermeira Edith Shain, em Times Square, ganhou finalmente uma identidade.
O famoso beijo pós segunda-guerra
A história é conhecida e conta de uma forma simples. um marinheiro norte-americano, assim que soube que a Segunda Guerra Mundial tinha terminado, agarrou-se a uma enfermeira que passava pelo local e beijou-a. O momento foi imortalizado pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt e assim nasceu uma das fotografias mais icónicas de celebração pós-guerra.

O autor deste famoso beijo permaneceu sem identidade durante mais de seis décadas, mas foi agora identificado através do estudo aprofundado da vida do fotógrafo Alfred Eisenstaedt por parte de um perito forense.

Dez homens diziam ser o marinheiro da foto tirada no dia em que os Aliados celebravam a vitória sobre o Japão (15 de Agosto de 1945), mas através deste estudo as dúvidas foram finalmente dissipadas.

Glenn McDuffie posa em 2007 com fotos da época em que serviu na Marinha dos EUA e do famoso beijo (Foto: Pat Sullivan/AP/Arquivo)
Segundo Lois Gibson, polícia de Houston, o homem por trás do mistério é Glenn McDuffie. Um veterano de guerra com mais de 80 anos que, durante anos, tentou provar ser o autor do beijo. 

Não podia estar mais feliz, disse McDuffie ao The Times. Pensei que ia morrer antes de resolver esta questão. Era o meu maior medo, acrescentou.

McDuffie referiu-se também aos outros homens que reivindicavam a autoria do famoso beijo. As pessoas diziam que eu não estava a dizer a verdade, que eu era um mentiroso. Todas as pessoas que reclamavam ser o marinheiro… levem-nos a fazer um teste do polígrafo, afirmou o marinheiro.

Edith Shain com uma cópia da foto icônica de seu beijo
A identidade da enfermeira na foto não era conhecida até o final dos anos 1970, quando Edith escreveu ao fotógrafo dizendo que ela era a mulher da foto tirada no dia 14 de agosto na época em que trabalhava em um hospital da cidade de Nova York. Ela contou que, no momento ela pensou que poderia muito bem deixá-lo beijá-la uma vez que ele lutou por ela durante a guerra. Shain não manifestou que ela era a mulher de vestido branco até muitos anos mais tarde, quando ela escreveu a Eisenstaedt.

Em entrevistas à época, McDuffie relembrava o dia do anúncio do fim da guerra, quando estava trocando de trens em Nova York. "Eu estava tão feliz. Saí correndo pela rua". Ele tinha 18 anos e estava a caminho do Brooklyn para visitar sua namorada. "Então eu vi a enfermeira. Ela me viu gritando com um sorriso enorme em meu rosto. (...) Eu fui direto até ela e a beijei", contou. Depois, seguiu até a casa da namorada, sem nunca ter trocado palavra com a enfermeira.

Em 20 de junho de 2010, Shain faleceu aos 91 anos, após uma batalha contra um câncer de fígado. E Glenn McDuffie morreu em 2014 aos 86 anos, em um lar de idosos em Dallas, no Texas.


Fontes: Wikipédia - G1 - CY8CY
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

0 comentários: