Menu

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Cine Olympia em Belém - cinema mais antigo ainda em funcionamento do Brasil, com 104 anos

 
Fachada antiga do Cinema Olympia, em Belém do Pará
Imagem/reprodução/facebbok Cinema Olympia
O Cine Olympia em Belém - PA, inaugurado em 24 de abril de 1912 é o cinema mais antigo ainda em funcionamento do Brasil. E está entre os mais antigos do mundo, perdendo por 3 anos para o Kino Pionier no interior da Alemanha que foi fundado em 1909.

O Olympia, com a influência da arquitetura Art Deco e da Belle Époque, foi inaugurado em 24 de abril de 1912 durante o governo de Antônio Lemos, pelos empresários Carlos Teixeira e Antonio Martins, donos do Grande Hotel e do Palace Theatre. Considerado o cinema mais antigo em funcionamento no País, considerando que sempre esteve no mesmo lugar e não parou as suas atividades por muito tempo.

Com inúmeras dificuldades econômicas e administrativa o grupo Severiano Ribeiro quase fecha as portas do cinema em 2006, porém a prefeitura atendendo os apelos da sociedade e artistas, assinou um contrato de locação com o proprietário da casa sendo reaberto como espaço cultural a partir de então.

Não é fácil derrotar o Cinema Olympia. A concorrência faraônica, a chegada dos multiplex, o assédio imobiliário. Ali perto, na Avenida Presidente Vargas, o Cine Palácio, outro patrimônio paraense, de 1959, três vezes maior que o Olympia e que já foi seu maior rival, agora abriga uma igreja evangélica.

O Cinema Olympia - assim como outros 60 com o mesmo nome que existiram no país- inspirou-se nas salas francesas. O espectador entra no recinto por baixo da tela, ao lado da orquestra que tocava até os anos 1930. A sala de espera era ornamentada com mármore de Carrara e lustres de cristal. Mas sua face hoje é bem diferente do que era em 24 de abril de 1912, quando foi inaugurado.

Esquecido nos anos 1970 e 1980, o Olympia fechou por um período no ano 2000 e virou alvo de lojas de departamentos, que queriam o prédio para expandir seus negócios. Houve piquete na porta do cinema. Quando foi anunciada sua última sessão (o filme "Syriana", com George Clooney), em 2005, todos foram para o cinema e o prefeito apareceu. "O Olympia não fecha", sentenciou.

Em 2006, após uma mobilização de intelectuais e artistas brasileiros, ficou garantida a preservação do prédio, que sofreu sua quarta intervenção e foi entregue como Espaço Cultural Cinema Olympia. Mas a defasagem bateu de novo em sua tela -ainda assim, ele continua ali, firme, produzindo suas mostras. Em 2011, o ciclo A Escola Vai ao Cinema recebeu 56 mil estudantes.

"Quem tem mais de 30 anos viveu muita história nesse cinema. Acho um privilégio tê-lo ainda aqui, porque gerações e mais gerações formaram seu olhar nessa sala. Minha infância toda foi aqui", diz o atual programador do Cinema Olympia, Marco Antônio Moreira, membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Moreira diz que adoraria ver a fachada do Olympia como era no passado, ou com suas linhas neoclássicas ou mesmo com a roupagem art déco. "Mas os arquitetos do patrimônio ponderam que isso seria uma reconstituição, um falseamento histórico", diz.

A matinê no Cinema Olympia, segundo o projecionista Luiz Otávio Muniz, que está há 24 anos no ofício, já viveu momentos gloriosos. "A última vez foi quando passou "Titanic", em 1998. Só de ver aquelas filas imensas já dava gosto", contou. Testemunhas contam que já viram na plateia daquela sala personalidades como Hector Babenco, Dira Paes, Daryll Hannah, Tom Berenger, William Wyler, Bette Davis, Orson Welles e até o bardo Tom Waits.

Confira mais em: Wikipédia - UOL+fotos
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

Um comentário:

  1. Feliz de morar perto deste cinema =) Fui muitas vezes ver filme já. Lindo.

    ResponderExcluir