Menu

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A bomba atômica Fat Man de Nagasaki



Imagem: Chugoku Shimbun/Yoshito Matsushige
Há 71 anos, uma bomba atômica — Fat Man — era jogada em Nagasaki. Três dias antes, porém, Hiroshima havia sido devastada, às 8:17 da manhã, pela "Little Boy".

Após a bomba lançada em Hiroshima, o nome de Yoshito Matsushige entrou para a história como o único fotógrafo a registrar a devastação causada, sob o ponto de vista das vítimas. As cinco imagens, por ele tiradas, foram as únicas registradas minutos depois do ataque e que sobreviveram durante a revelação.

O cenário, congelado nas fotografias granuladas, se apresenta repleto de fumaça. Com as roupas rasgadas e com os cabelos queimados, as pessoas denunciam a gravidade da situação. Morador de Hiroshima, Yoshito vagou pelas ruas durante dez horas, registrando apenas uma parte do horror pelo qual os cidadãos japoneses passaram.

Ao anoitecer daquele longo dia doloroso, o fotógrafo precisou revelar as fotos de forma primitiva, vez que todas as câmaras de revelação haviam sido destruídas. Sob a luz das estrelas e com a cidade ainda fumegando, Yoshito lavou o filme em um riacho e, posteriormente, o pendurou em um galho de uma árvore carbonizada.

Após aqueles registros valiosos serem publicados no jornal "Chugoku Shimbun", as cinco fotos sobreviventes daquele dia foram publicadas também na Life Magazine, sob o título “First Pictures—Atom Blasts Through Eyes of Victims”, em 29 de setembro de 1952.
Na foto, vítimas da bomba atômica em Hiroshima aguardam atendimento na ponte Miyuki, a dois quilômetros do marco zero, minutos após a explosão.

Mais em: The Nation
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

0 comentários: