Menu

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Conheça a origem do Leite Condensado. Você sabia?

Imagem da internet
O Leite Condensado foi criado por Gail Borden, nos Estados Unidos, durante a Guerra de Secessão (1861-1865). Procurando uma forma de prolongar o armazenamento do leite, reduzir seu volume e contornar a falta de refrigeração, o inventor patenteou um método para fabricar leite condensado, em 1856. A novidade ficou meio esquecida até o início da guerra, quando o exército dos estados do Norte (Ianques) incluiu o produto na ração das tropas, comprando grande quantidade do produto.

Curiosidade: Quando voltavam para casa de licença, os soldados contavam às famílias sobre o novo tipo de leite. O produto ficou tão popular que a fábrica de Borden mal conseguia atender às encomendas.

O leite condensado atual é feito a partir de leite de alta qualidade, que é pasteurizado para eliminar qualquer contaminação potencial. Este é depois transferido para um evaporador selado em um sistema de tubos fechados e submetidos a uma pressão baixa, o que reduz o ponto de fervura do leite. Como resultado, uma aplicação menor de calor pode ser útil para remover até 60% do teor de água do leite, que é homogeneizado, estabilizado, adoçado, e enlatado em recipientes esterilizados. A adição de açúcar ajuda no combate às bactérias, tornando o leite condensado perfeitamente armazenável.

Mais em: Wikipédia
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

0 comentários: