Menu

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Marta, melhor jogadora de futebol de todos os tempos

Marta recebendo o prêmio de melhor jogadora do mundo pela quinta vez (foto: AFP)
Marta Vieira da Silva Viega mais conhecida como Marta nasceu em Dois Riachos, no dia 19 de fevereiro de 1986.

Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, um recorde entre mulheres e homens. 

Foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Em 2015, ela se tornou a Maior Artilheira da História das Copas do Mundo de Futebol Feminino, com 15 gols, e também se tornou a Maior Artilheira da História da Seleção Brasileira (contando a Masculina e a Feminina) com 101 gols.

Entrou na calçada da fama do Maracanã, sendo a primeira e, até agora, a única mulher a deixar a marca dos pés neste local.

Por diversas vezes Marta foi comparada a Pelé, mas dispensa o elogio e afirma que procura ter o seu próprio espaço. Antes de alcançar o patamar de “rainha” ou “Marta Maravilha”, como já foi apelidada, a jogadora viveu uma infância humilde em Dois Riachos, sertão de Alagoas, de onde saiu aos 14 anos, deixando a mãe, Tereza, e os três irmãos por uma causa nobre: correr atrás da bola e do sonho de ser uma atleta profissional.

Quinze anos após sair de Dois Riachos para tentar a vida como jogadora de futebol profissional, Marta possui hoje o reconhecimento internacional que poucos profissionais do esporte conseguiram atingir levando-se em conta que se trata de uma mulher no mundo masculino do futebol, que não nasceu em berço de ouro e que teve que batalhar em um país no qual a categoria feminina é subestimada, a carreira que conseguiu construir até agora é mais do que admirável.

Nessa terra sempre tão seca, foi uma enchente que marcou a vida da família.

Em entrevista ao Jornal Nacional:
“Deu uma trovoada. E a minha casa era um salãozinho, se encheu de água. Ficou uma coisa horrível. Eu me ajuntei mais esse menino mais velho, nós, todos dois, chorando, aí a casa cheia d’água. Um dia, eu pedi, ‘meu Deus, um dia eu vou morar numa casa, Deus vai me dar ainda a oportunidade de eu morar numa casa’. Eu morava num salãozinho. Aí Jesus parece que ouviu meus pedidos naquele dia, porque era muito pequenininha a casa, o esgoto era pequeno, a água invadia todinha dentro de casa. E hoje em dia eu tô morando numa mansão dessa, eu vô reclamar por quê? Vou ter que agradecer a Deus! Que Deus deu a oportunidade da minha filha... Ela dizia: ‘Oh, minha mãe, a senhora vai ver, ainda um dia a senhora ainda vai ter uma vida sossegada, com fé em Deus’. Aí eu pensava, dizia assim: ‘Ê, minha filha, pare de sonhar alto. Não sonhe alto não, porque nós não tem condição minha filha, como é que você vai fazer isso?’ ‘Não se incomode, minha mãe, deixe comigo, um dia a senhora vai ver’. E foi dito e feito!”, conta a mãe.
“Só o fato de eu ter conseguido fazer isso pra minha mãe, dar uma casa pra ela, dar um lar... E ela hoje tá vivendo de uma maneira mais tranquila. E imaginar tudo o que ela já passou na vida dela, é a minha maior conquista”, diz Marta.
Agora ela vai em busca do ouro. Já ajudou muita gente. Quer ajudar muito mais.“Você vê o Tota, que é uma figura fantástica. Ele hoje ainda faz isso, a vida inteira se dedicou ao esporte e com tanta dificuldade”, afirma a jogadora.
Referências: Wikipédia - G1 - RacaBrasil
Compartilhar

Anterior
Próximo
Davi Holanda

Editor

Posts relacionados

Um comentário:

  1. Parabéns Marta e a todas as mulheres que mudaram o mundo machista e preconceituoso.

    ResponderExcluir