Sem legenda.. |
Em 1896, o russo Aleksandr Popov (1859-1905) desenvolve a antena transmissora de sinais a pequenas distâncias e, no mesmo ano, o italiano Guglielmo Marconi tira patente de seu telégrafo sem fio, que transmite e capta sinais a até 100 m, considerado o primeiro rádio do mundo.
Somente em 1924 as primeiras transmissoras de imagens – contornos de objetos e, aos poucos, vagas fisionomias humanas – são realizadas, por John Logie Baird (1888-1946), na Inglaterra e por Charles Jenkins (1867-1934), nos EUA. Suas experiências se basearam nos estudos do inglês Willoughby Smith, em 1873, que comprovam a propriedade de o elemento químico selênio transforma a energia luminosa em energia elétrica.
A atmosfera possui três camadas que atuam de modo diferente na propagação das ondas de rádio através dela. Essas camadas são a Troposfera, que é a camada mais baixa da atmosfera, a Estratosfera, que é a camada intermediária e a Ionosfera, que vai até o fim da atmosfera. Ao atravessar a troposfera a onda de rádio refrata (muda de forma ou direção) a medida que aumenta de altitude. Isto se deve ao aumento de velocidade em decorrência da atenuação dos gases a medida em que vai se afastando da Terra.
Quando atravessa a Estratosfera, a onda não sofre nada, pois não existe gases o suficiente para refração. Quando chega na Ionosfera, a onda de rádio pode sofrer diversos fenômenos dependendo das atividades elétricas que ocorrem neste lugar. Os fenômenos mais comuns são os de reflexão.
Fonte: Unisanta.br mais em: Wikipédia
A historia que ativa a memoria com os momentos que imprimiram progresso e amor as coisa que engrandeceram a humanidade.
ResponderExcluir